terça-feira, 10 de julho de 2012

Porque não recomendei a compra de ações do Facebook


Sei que falar do passado não cai bem no mundo dos investimentos, mas a intenção desse post não é vangloriar o passado, mas usar o exemplo do Facebook como uma das lições que levo comigo.

Alguns dias antes do lançamento das ações do Facebook no mercado, meu Tio Dua me ligou perguntando se eu recomendava a compra dessas ações, já que ele estava com algum dinheiro para investir. Fui categórico e disse “Não recomendo”. 

Tomei como base um simples argumento: 

Evito o investimento em IPOs (do termo em inglês Initial Public Offering), evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa. Isso porque não tenho base histórica para avaliar a performance dessa ação, já que ela acabou de ser lançada.

Além do que, momentos como esse podem influenciar demais o preço da ação, super estimando muitas vezes o resultado esperado para os próximos anos.

Veja, isso não significa que não acredito nas ações do Facebook, muito pelo contrário. Só acho que o IPO não era o momento ideal para essa compra, assim como acontece com o IPO de muitas outras empresas.

As ações do Facebook foram lançadas no dia 18/Maio/2012, chegaram a subir algo como 6% na estréia e alguns dias depois caíram perto de 30%. Hoje o papel está mais estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário