quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como anda a sua capacidade de poupar


Tenho recebido muitos artigos nos últimos dias com o seguinte tema: “Mais vale o quanto você poupa do que a busca pelo melhor investimento”.


Tudo isso porque foi publicado recentemente um estudo realizado pelo Putnam Institute, órgão americano ligado às instituições financeiras, falando sobre os efeitos causados pela capacidade de poupança de um indivíduo versus a escolha de onde aplicar o dinheiro.


O resultado desse estudo, segundo o pesquisador W. Van Harlow, foi: “As análises indicam que o retorno é uma variável menos poderosa quando comparada com o balanceamento da carteira e, acima de tudo, com aportes regulares maiores (leia-se, maior poupança).


Jóia, muito interessante. A questão é como aumentar a capacidade de poupar em meio a tantas obrigações do dia a dia como escola, carro, imóvel, viagens, curso de inglês, roupas, alimentação e etc.


Minha dica: comece pelas coisas simples. Muitas vezes criamos hábitos que nos levam a um consumo desnecessário.


Tentar identificar esses hábitos é o melhor caminho para eliminá-los.


Cansei de ver pessoas que alegam não ter como poupar, gastando R$ 200,00 por mês no café da Starbucks. Nada contra o cafezinho, mesmo porque é grande a chance de você cruzar comigo nessas cafeterias. O ponto é enxergar para onde o seu dinheiro está indo e, com base nisso, fazer escolhas mais assertivas.


Faça um teste. Anote tudo o que você gasta por um período de 30 dias. Eu disse tudo! 


A partir daí faça uma avaliação e veja se o dinheiro está fazendo por você realmente aquilo que você gostaria que ele fizesse.


Claro, esse é somente o primeiro passo. Mas garanto que o resultado vai te surpreender.


Depois me conte para onde estão indo as suas economias. Quero saber!