segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vc já parou para avaliar o seu fundo de previdência privada?


Normalmente, o fundo de previdência privada é a primeira opção de grande parte dos brasileiros ao escolher um investimento para a aposentadoria. Mas aqui vai uma informação que talvez faça muitos repensarem a escolha.

Vou tentar descrever o exemplo da figura ao lado.

Para grande parte dos planos (talvez 80 ou 90% deles), existe o que chamamos de custo de carregamento. Uma taxa cobrada sobre o valor total da aplicação, em torno de 5% (isso pode variar de um plano para outro).

A grosso modo, isso significa que ao longo do tempo o saldo do valor aplicado pode ser inferior ao total investido. Estranho, não é? Explico:

Se investirmos R$ 100,00 por mês, apenas R$ 95,00 irão para a sua aposentadoria, o restante fica com o gestor do fundo, com o banco, ou com outro qualquer que não seja vc!

No mês seguinte, mesmo considerando a rentabilidade do fundo (neste caso utilizamos 1% como exemplo), a soma do novo aporte com o saldo é inferior ao total que já foi investido.

95 + 1% = 95,95 + 95 (2o aporte) = 190,95 vs 
100,00 (1o aporte) + 100,00 (2o aporte) = 200,00

Vc deve estar se perguntando: Se isso é um fato, porque muitas pessoas continuam depositando as suas fichas em uma aposentadoria que fica com uma boa parte do valor investido?

Se vc souber a resposta, por favor me conte.

Detalhe: ainda nem estamos falando da taxa de administração. Essa eu conto depois.

Boa semana!