domingo, 16 de janeiro de 2011

Fundos de Investimento - Dicas para escolher o seu

Para aqueles que não tem tempo, paciência ou até mesmo vontade de fazer uma busca por ações “baratas”no mercado, existe a opção de investir em Fundos de Investimento. Mas ainda assim é importante tomar alguns cuidados nessa escolha.
A maioria dos investidores utiliza a performance do passado como principal critério de decisão, o que é algo perfeitamente natural. Mas não podemos esquecer uma das principais regras do mercado: performance do passado não garante performance futura. A boa notícia é que só o fato de entender porque é tão difícil escolher um fundo, já lhe ajudará a se tornar um investidor inteligente. Primeiramente é importante destacar que quanto melhor a performance do fundo, maiores são os desafios dos seus gestores. Quando um fundo apresenta um alto retorno, os investidores passam a direcionar mais e mais recursos a esse fundo. Isso acaba deixando o gestor com mais recursos do que opções para investir. Ele poderia, por exemplo, comprar mais ações das quais já possui, mas provavelmente faria isso a um valor superior ao que conseguiu comprar da primeira vez. É por esse motivo que fundos realmente bons fecham as portas para novos investimentos quando atingem determinado volume de recursos. Outra razão é o fato dos gestores se movimentararem para outros fundos com maior frequencia, a medida que são reconhecidos como profissionais de destaque, assim como acontece em qualquer outra área de atuação.
Então qual seria a melhor opção para o investidor na escolha do seu fundo? A solução indicada por dois profissionais que estão entre os nomes de maior destaque no que se refere a investimentos em bolsa (Benjamin Graham e Warren Buffet), é pela escolha dos fundos indexados ao indice da Bolsa, sem a pretensão de serem os melhores ou a promessa de evitarem o pior, mas simplesmente acompanharem o mercado.
Existe ainda uma sugestão de como fazer isso. Os investimentos devem ser feitos ao longo do tempo, em períodos frequentes e de preferência com base em uma moeda forte. Exemplo, investir todos os meses 100 Euros. Isso garante uma menor exposição quando o preço das ações estiver nas alturas e, por outro lado, lhe permitirá comprar uma maior quantidade de ações quando elas estiverem com o preço mais baixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário