sábado, 1 de janeiro de 2011

Uma das minhas ações favoritas


Primeiro dia de 2011, a nova Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tomou posse e chegou a hora de pensar de fato no novo ano. Para aqueles que se programaram e conseguiram fechar o ano de 2010 sem dívidas (o que não é exatamente o meu caso) e ainda não investiram seu 13o, gostaria de dividir alguns comentários sobre uma das minhas ações favoritas. Ë importante deixar claro que a única intenção aqui é compartilhar opiniões, e não fazer o papel de um consultor financeiro. Não tenho a menor pretensão disso.
A ação em questão é a Gerdau (GOAU4). Você deve estar se perguntando: qual é a razão de alguem investir em uma empresa com foco em infraestrutura, justamente em um momento de dúvidas quanto a recuperação da economia americana e até mesmo com relação a aceleração do crescimento da China? O fato é que ao menos parte disso já está considerado no preço atual da Gerdau, ainda que isso represente um risco para o futuro. Por outro lado, no último ano  a sua cotacão de mercado andou praticamente na contra mão da valorização do Índice Bovespa (índice que mede a evolução das principais ações negociadas). Após um ano difícil em 2009, com queda da receita e nível de endividamento significativo, essa empresa mostrou alguma evolução na sua saúde financeira em 2010, tanto do ponto de vista do aumento das vendas como da redução dos custos operacionais. Comparando dados históricos e de mercado, nota-se que existe um desconto considerável no preço do papel. Pode ser uma boa opção de investimento para o longo prazo (3 a 5 anos).
Aqui vai uma dica: nunca compre qualquer ação simplesmente porque alguém recomendou. Estude, investigue e tire as suas próprias conclusões. Se não tem tempo e nem paciência para isso, procure a ajuda de um profissional. Vou dar algumas dicas de como fazer isso em um próximo texto, sem data definida para ser escrito.

Um comentário: