terça-feira, 29 de março de 2011

É uma Maratona, não um sprint

A maior parte dos investidores acredita que o segredo de um alto retorno está no momento em que você compra e vende suas ações.
Claro, isso faz todo o sentido. O problema é que não há como prever qual é o melhor momento para entrar e sair do mercado.
Experimente procurar nos sites de busca o termo “market timing” e aparecerão milhões de  livros, sites e etc, dizendo como comprar na baixa e vender na alta, baseados em todo tipo de crença que você pode imaginar, desde complexos cálculos matemáticos, análises gráficas e até astrologia!

O fato é que não há nenhuma fórmula comprovadamente eficiente. Para atingir os melhores retornos você precisa estar no mercado, investir em ações que acredita terem um alto potencial de retorno e não simplesmente tentar acertar o “c” da mosca, como dizem por aí.
Investidores que tentam a todo custo acertar o melhor momento de entrar e sair, não são muito diferentes dos motoristas que mudam de faixa o tempo todo no transito da estrada, tentando encontrar a faixa mais rápida. Isso parece não funcionar muito bem, pelo menos comigo.
Investidores inteligentes são confiantes em suas escolhas, não alteram suas estratégias por conta de movimentos diários de alta e baixa e tiram melhor proveito das inconsistências do “Sr. Mercado”.
Fonte: Christopher H. Browne, The Little Book of Value Investing

2 comentários:

  1. Estava vagando pela internet e encontrei o seu site. Apenas li este texto do qual eu escrevo um comentário. Eu tinha escrito quase umas 50 linhas sobre como existe uma tremenda hipocrisia e uma relação pseudo científica por parte dos 'value investidors". Que acabou se perdendo, quando tentei postar. Uma pena.

    Não irei escrever tudo novamente, mas...se eu tenho apenas um concelho,espero que você um dia perceba isso, antes de se tornar como Browne. A biblioteca da USP pode lhe ajudar, os professores não...

    ResponderExcluir
  2. Caro Angus, agradeço pelo seu comentário. O propósito desse blog é justamente esse, incentivar discussões sobre um tema tão complexo, e não tentar retratar qualquer verdade como absoluta. Sabemos que existem diferentes linhas de raciocínio sobre investimentos e todas elas estão abertas para discussão aqui nesse espaço.

    ResponderExcluir