quinta-feira, 24 de março de 2011

Quanto vc precisa acumular ($) para poder se aposentar?

Chamamos de número mágico o valor que você precisa acumular para poder parar de trabalhar.
Existem inúmeras fórmulas que podem ser encontradas em livros, revistas e sites que tratam do tema independência financeira, mostrando como chegar nesse valor.
No entanto, a grosso modo, um valor estimado pode ser encontrado de forma bem mais simples. 
Basta utilizar como parâmetro seus gastos anuais atuais. 
Isso mesmo. Pode haver alguma variação entre os tipos de despesas, mas no final do dia, teoricamente os valores serão muito próximos.
Com base nesse valor, retire o que espera receber de outras fontes, como fundo de pensão. O saldo, representa o quanto deverá ser gerado pelos seus investimentos para cobrir esse valor.
Ex. Se você gasta hoje $ 100.000,00 por ano e espera receber algo como $50.000,00 de previdência (privada + publica), significa que você precisará de aproximadamente $ 50.000,00 para cobrir a diferença entre o que gasta e o que recebe. Essa diferença deverá vir do retorno dos seus investimentos.
Supondo que sua aposentadoria será com 65 anos, e que você precise gerar esses $50.000,00 anuais por, vamos dizer, 30 anos (com certa margem de segurança), precisaria acumular algo em torno de $ 1 milhão, considerando aqui o impacto da inflação.
Parece um valor muito alto? Calma, não se assuste. Afinal de contas, é para isso que esse blog existe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário