segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Coloque "VOCÊ" em primeiro lugar


“Vivemos hoje uma epidemia de desculpas esfarrapadas”


O título acima é de um artigo publicado no Jornal Valor de hoje, na coluna da Lucy Kellaway*.


O texto é ótimo e retrata as dificuldades que nos deparamos diariamente por conta das desculpas esfarrapadas, seja no trabalho ou no nosso dia a dia.


Ela cita alguns casos como o da jornalista que agendou uma entrevista e não compareceu, a pessoa que não foi trabalhar porque teve uma gripe ou ainda a tal da intoxicação alimentar, muito utilizada por nós brasileiros.


Certamente problemas acontecem. A questão é que muitas vezes as desculpas são utilizadas com tanta frequencia que nos deixam dúvidas quanto à sua veracidade.


Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com finanças pessoais, que é o motivo desse blog.


Muitas pessoas acabam postergando suas decisões de controle, poupança e investimento, e utilizam as mais variadas desculpas para tentarem se convencer de que tem um motivo para isso.


Outro dia ouvi a seguinte frase: “- Assim que terminar a reforma da casa, vou começar a me programar melhor”. Quer dizer que, quando ele estiver literalmente “quebrado” é que vai começar a se organizar, é isso?


Pode ser ainda pior.  Tem gente que prefere fechar os olhos e jogar tudo para o destino, com frases do tipo:”- Não olho meu extrato para não ficar deprimido”. Como se isso fosse resolver algum problema.


Que isso não irá resolver nada, você já sabe. O que talvez vc não saiba é que pode ser diferente.


Por isso, pare de postergar as coisas importantes da sua vida, e coloque vc em primeiro lugar.


Boa semana!


Lucy Kellaway é colunista do “Financial Times”. Sua coluna é publicada às segundas-feiras na editoria de Carreiras do Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário