quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Siga os Passos dos Gigantes


Uma tática que utilizo para tentar identificar oportunidades de investimento é seguir os passos dos gigantes.


O que isso significa na prática? Nada mais do que tentar descobrir onde os grandes investidores tem colocado seu rico e polpudo dinheirinho.


Alguns nomes que incluo entre os gigantes são: Arminio Fraga, George Soros, Luís Stuhlberger e, como não poderia faltar, Warren Buffet.


Vc deve estar aí pensando como identificar os passos desses caras. Tá certo, de fato isso não é tarefa fácil, especialmente aqui no Brasil onde esse tipo de informação é mais restrita.


No entanto, algumas semanas atrás a mídia nos deu algo como um presente. Pois é, isso acontece de vez em quando. Mas não sai no Jornal Nacional, é preciso achar isso nas entrelinhas dos principais jornais impressos.


Bom, para quem não leu, a dica foi: “Warren Buffet está comprando Brasil Foods”. Essa empresa surgiu da união da Sadia com a Perdigão, e é dona das marcas Batavo, Elegê, Bovinos, além da própria Perdigão.


ATENÇÃO: Não é porque o Warren Buffet está comprando, que vc também tem que comprar. Isso deve servir apenas como um indicativo. Estude, investigue, analise e, se não tiver tempo e nem paciência para isso, consulte a ajuda de um profissional.

Boa Sorte!

2 comentários:

  1. O seu post é interessante, mas fica uma dúvida.
    Warren Buffett, como um dos "seguidores" de Ben Graham, vê todo retorno de um investimento como função do preço pago por ele, a primeira instância isso parece meio óbvio, mas a medida que não sabemos o valor pago pelo megainvestidor, a sua análise torna-se um pouco abstrata.
    De acordo com a essa noticia: http://www.valor.com.br/arquivo/873475/berkshire-hathaway-de-buffett-entra-na-br-foods

    os rumores a respeito da compra de ações da BR Foods iniciam a algum tempo, e no caso da reportagem, em Fevereiro, período no qual o preço da ação era em torno de 26 RS enquanto que na data da sua publicação se encontrava próximo de 32 RS.

    Por isso, é importante ressaltar sempre o VALOR pago pela ação como função de seus retornos, patrimônio líquido e etc.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marco, obrigado pelo comentário!
    Sim, sem dúvida, concordo com vc. Todos esses fatores devem ser levados em consideração. No entanto, a intenção desse texto é chamar a atenção para as decisões dos grandes investidores. Esses investidores tem um "faro"para bons negócios e, se eles estão comprando, deve haver uma razão para isso. Veja, não é pq eles estão comprando, que todo mundo tem que comprar. Isso deve servir apenas como um sinal. Aí sim entra a questão da análise detalhada dos principais indicadores mencionados, para então ser tomada qualquer decisão de investimento.

    ResponderExcluir