segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vc sabia que a taxa de administração do seu fundo pode comer mais de 30% do rendimento?


Faça um exercício, entre no site do seu banco, no link de Fundos de Investimento Financeiro e escolha um fundo qualquer.

Para tentar ser o mais imparcial possível, procurei um fundo com a aplicação inicial e taxa de administração perto da média, evitando escolher os de custos extremos.

Selecionei um com a taxa de administração de 1,5%. 

Vamos supor uma rentabilidade nominal desse fundo algo próximo da Selic, em 12% a.a.

Precisamos descontar o IR dessa aplicação, que seria de 15% (considerando um prazo de aplicação acima de 720 dias) e a inflação, algo como 6% a.a.

Dessa forma teríamos uma rentabilidade bruta de 4,20% a.a.

Descontando a taxa de administração de 1,5%, teríamos uma rentabilidade real de 2,70% a.a. Parece pouco, não é?

Note que a taxa de administração representa 36% da rentabilidade bruta.

Certamente as variáveis utilizadas podem ser diferentes. Ainda assim o impacto dos custos administrativos seriam significativos.

O ponto é, com relação ao IR e a inflação, não há nada o que podemos fazer. Por outro lado, a taxa de administração é algo que está sob o nosso controle.

Uma boa parte dos recursos desses fundos é aplicada em títulos públicos. 

Existe um mecanismo que permite o investimento nesses mesmos títulos, sem a intermediação direta dos bancos. Esse mecanismo é chamado Tesouro Direto.

Para saber mais veja o texto sobre como utilizar o Tesouro Direto nesse mesmo blog, ou acesse o site do tesouro direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/).

Boa semana!

Um comentário:

  1. Desculpe,eu ia dizer que com a Previdencia Privada é a mesma coisa.A que eu contratei cobra 2,5% de taxa de administração.

    ResponderExcluir